Como tudo começou para a Yamaha Marine 1960 – 2019

Há quase 60 anos, nascia uma gigante montadora, para ser a número 1 do mundo.

yamaha60anos-1

Em 2019, 59 anos se passaram desde o nascimento do primeiro motor de popa Yamaha Marine. Agora, a Yamaha Motor se estabeleceu como a marca de motores de popa número 1 no mundo.

Em março de 2010, a produção total de motores de popa da empresa atingiu a importante marca de 9 milhões fabricados. Mas, a história deste meio século de motores de popa Yamaha nem sempre foi um bom veleiro, tem havido águas agitadas ao longo do caminho.

Nesta longa história de tentar construir motores que trarão verdadeira alegria e satisfação aos usuários do mundo, houve muitas dificuldades e obstáculos a superar. Mas, apesar de tudo, o pessoal da Yamaha envolvido em engenharia, fabricação, marketing e serviços, manteve o “espírito de desafio” que está no coração da cultura corporativa da Yamaha Motor e superou todos os obstáculos. Eles continuaram a abrir novos horizontes, assumindo novos desafios.

Desafio
Um projeto de desenvolvimento de motores de popa começou do zero
O projeto de desenvolvimento do primeiro motor de popa Yamaha começou em 1958 com uma equipe de projeto de apenas dois engenheiros. Na época, tudo era novidade para eles quando começaram do zero para construir o primeiro motor marítimo da empresa. Logo após o início do projeto, a equipe cresceu em número e os preparativos começaram a entrar em produção.

Na época, no entanto, não havia padrões estabelecidos para testes e o processo de desenvolvimento envolvia simplesmente executar os protótipos 24 horas por dia e investigar como melhorar as peças que estavam quebradas.

O projeto começou do zero e seu resultado final depois de superar muitos obstáculos e dificuldades foi o primeiro modelo de motor de popa da Yamaha, o “P-7” que foi comercializado no Japão em 1960.

Na verdade, ainda estava longe de ser perfeito motor de popa. Por exemplo, como um dos engenheiros da época lembra, era particularmente alto e tinha um alto nível de vibração.

Isso levou a piadas de pescadores como “Você pode dizer que é um motor de popa construído por um fabricante de instrumentos musicais – ele produz um som”

yamaha60anos-2

Primeiro modelo de motor de popa da Yamaha, o “P-7”

yamaha60anos-3

A fábrica Showa Seisakusho onde foram fabricados os primeiros motores de popa Yamaha

Modelo orientado para o mercado ganha grande reconhecimento no Japão
Mesmo que o primeiro motor de popa Yamaha, o P-7, tenha sido o resultado de um projeto de desenvolvimento cheio de tentativas e erros, não há dúvida de que os frutos desse desafio inicial iniciam a Yamaha Motor em seu caminho de liderança.

Com base nessa experiência, a Yamaha Motor empreenderia o novo desafio de construir um motor de popa mais compacto, mais leve e mais silencioso.

Esses esforços levaram ao nascimento do “P-3”, segundo modelo produzido da Yamaha Motor. Este P-3 foi o primeiro motor de popa fabricado no Japão a usar peças fundidas para reduzir ainda mais o peso e contribuir para um design mais compacto.

Ao contrário do projeto de desenvolvimento do P-7, a maioria dos quais foi conduzida por tentativa e erro, o projeto para desenvolver o P-3 incluiu esforços concentrados para refletir diretamente as opiniões do mercado e dos usuários.

Isso deu início a uma tradição de engenheiros da Yamaha fazendo visitas frequentes ao mercado para ouvir as vozes dos revendedores e usuários.

Essa tradição continua hoje na abordagem orientada para o mercado da Yamaha Motor para o desenvolvimento de produtos que envolve a coleta de informações em cada mercado das pessoas que realmente usam e prestam serviços aos produtos.

Em 1967, o presidente da Yamaha Motor, Genichi Kawakami, teve uma reunião com o embaixador do Paquistão no Japão. O embaixador disse ao presidente Kawakami que durante a estação chuvosa do Paquistão as estradas ficaram seriamente inundadas.

O Presidente Kawakami disse ao embaixador que a Yamaha tem motores de popa e que a empresa ficaria satisfeita se esses motores fossem de alguma ajuda. Esse foi o início do empreendimento da Yamaha no mercado de motores de popa.

Estados Unidos
A Yamaha Motor entrou pela primeira vez no mercado dos Estados Unidos em 1970. A chave para o sucesso da Yamaha nos mercados internacionais foi a criação da linha Enduro de motores de nível comercial.

O compromisso da Yamaha com o serviço e a confiabilidade da linha Enduro proporcionou uma base sólida para todos os modelos futuros.

Com uma dedicação ao uso comercial, a Yamaha decidiu desenvolver uma linha de motores de popa específicos para uso em lazer em 1981.

Em 1983, a Yamaha nos Estados Unidos tinha uma linha de 12 modelos de motores de popa de 2 tempos variando de 40HP a 220HP. Hoje, a Yamaha oferece uma variedade de modelos de 2 tempos que variam de 2HP a 250HP.

yamaha60anos-4

Linha Enduro da Yamaha, muito utilizado em embarcações americanas.

4 Tempos
O primeiro motor 4 tempos da Yamaha foi lançado em 1984. Isso deu à Yamaha uma vantagem sobre a competição quando os regulamentos de emissões começaram a ser implementados nos anos 90.

Enquanto a Yamaha vinha desenvolvendo modelos de 4 tempos mais limpos há mais de uma década, nem a Mercury, nem a Johnson/Evinrude tinham um único modelo de 4 tempos em sua linha.

Uma referência para o Yamaha 4-Strokes foi a criação do F100A 100HP em 1998. O F100A ofereceu a maior potência e desempenho ambiental de sua classe. Esta dedicação à inovação é o que levou ao desenvolvimento do revolucionário F225A de 225HP.

Na época de seu lançamento, o F225A tinha a maior potência em potência de qualquer motor de popa de 4 tempos do mundo. Hoje, a Yamaha oferece motores de popa de 4 tempos que variam de 2.5HP a 425HP.

yamaha60anos-5

Família de motores 4 tempos da Yamaha

yamaha60anos-6

Stand da Yamaha Marine no São Paulo Boat Show 2018, com os últimos lançamentos para o mercado brasileiro.

yamaha60anos-7

A esquerda, o primeiro motor da Yamaha feito em 1960, o P-7 e a direita o último lançamento da Yamaha, o XTO 425HP V8.

Referências:
https://www.findafishingboat.com/article/yamaha-engines-history
https://global.yamaha-motor.com/business/outboards/story/history/part1/index.html
https://www.crowleymarine.com/d/general/history-of-yamaha-outboards